Tópico 8 – Dimensionamento de Eletroduto – Projeto Final

Começaremos esse tópico ressaltando a importância do dimensionamento tanto do condutor, como do eletroduto. O condutor quando aquece transmite esse calor para os demais fios, que estão no mesmo eletroduto, ao ocorrer o super aquecimento, há o risco de ocorrer um incêndio. Para evitar esse tipo de situação deve-se calcular a bitola do fio (tópico anterior), bem como o diâmetro do eletroduto/conduíte. Tais cálculos foram feitos e seus resultados inseridos na planta que está sendo desenvolvida desde a criação do blog. Abaixo, será mostrado alguns cálculos feitos para a planta final.

Para calcular o diâmetro do eletroduto, precisamos saber quantos fios estarão presentes nele e a área de cada fio. Na planta objeto de estudo, cada eletroduto possui 4 circuitos, podendo ser TUG (tomada de uso geral), TUE (tomada de uso específico) e Iluminação. A seguir, veremos um exemplo de cálculo de diâmetro de condutor de TUE, existente no projeto.

APLICANDO O CÁLCULO DE DIÂMETRO DO FIO

TUE – Chuveiro
IB: 7.500W = 34,09A
        220V

De acordo com a tabela 36, da NBR5410 (Ver tópico anterior), 34,09 equivale a 6mm², no entanto, como informado no parágrafo anterior, cada eletroduto possui quatro circuitos, sendo assim, precisaremos calcular o fator de rendimento (Fr) – TAB. 42.



Como há 4 circuitos, usaremos 0,65.

IB’ 34,09A= 52,45A
      0,65

Ainda de acordo com a tabela 36, 52,45 equivale a 10mm². Sendo assim, na TUE de chuveiro, usaremos o fio de 10mm². 

O mesmo procedimento foi aplicado tanto para TUGs como para Iluminação, a diferença é que como esses não possuem objetos específicos, como um chuveiro, torneira elétrica, entre outros, foi feito a somatória do valor de cada tomada/iluminação que compõem o circuito.
Resultando em 2,5mm² para as tomadas e 1,5mm² para iluminação.

Atenção!








DIÂMETRO DE CONDUÍTE

Após a obtenção do diâmetro dos fios, os dados foram inseridos na tabela que será mostrada a seguir.
O Campo: Tipo do Cabo, permanece sempre singelo, o que muda é o tamanho da bitola e a quantidade de fios. Ao lançar esses dados, a área será informada e na tabela “Eletroduto” aparecerá o diâmetro do eletroduto a ser utilizado.

A quantidade de bitolas será de acordo com a quantidade de circuitos. Por exemplo, eu tenho 1 circuito de TUE, logo, a quantidade de fios equivale a 3, sendo 1 terra e 2 fases, caso eu tivesse 2 circuitos de TUE no eletroduto, a quantidade de fios seria 6.




Atenção!









Após o cálculo das bitolas e diâmetro de todos os eletrodutos presentes na planta, anotou-se os dados na mesma, chegando no resultado final.
Resultado de todos os cálculos:

TUE:
Quantidade:  4 - 2 com bitola de 10mm² e 2 com 6mm²

TUG
Quantidade: 9 - Todas com bitola de 2,5mm²

ILUMINAÇÃO
Quantidade: 12 - Todas com bitola de 1,5mm²

ELETRODUTO:
Todos tiveram bitola de 1.1/2"

Planta - Projeto Final

Como há um ponto de luz próximo ao quadro de luz, achei melhor fazer um detalhamento do quadro, onde é possível ver de forma mais claro os detalhes dos condutores e conduítes que chegam até ele.


Detalhamento:


Agradecimento

É isso galera, espero que o blog tenha servido de ajuda aos meus colegas e que caso futuramente eu tenha dúvidas sobre o assunto, o mesmo sirva de base pra mim também. Após um longo semestre de aprendizagem, o sentimento que permanece é o de gratidão por todo o conteúdo desenvolvido até aqui. 


Obrigada!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tópico 6 – Divisão de Circuitos e Lançamento de fios

Tópico 3 - Simbologia de projeto

Tópico 7 – Dimensionamento de condutores (fio)